Galeria
4 PRINCIPAIS FALHAS QUE EXIGEM MANUTENÇÃO DE INJETORAS
As injetoras estão presentes nas linhas de produção dos mais diferentes tipos de fábrica. Isso não é novidade pois a estrutura que une a força da energia elétrica com a potência hidráulica conta com uma versatilidade infinita e por isso está amplamente difundida em diversos contextos industriais.
Na contramão dessa popularidade está a capacidade de lidar com injetoras quando estas apresentam necessidades de manutenção, o que ainda é uma dificuldade para muitos. Embora sejam peças bastante conhecidas, nem todos os profissionais que operam com essas máquinas cotidianamente estão aptos a realizarem manutenção de injetoras ou, ao menos, identificar quais falhas elas apresentam.
Antes de qualquer manutenção de injetoras a ser realizada é preciso que seja feito previamente um diagnóstico detalhado capaz de apontar o real motivo para o desvio no funcionamento do equipamento. Abaixo anotamos as principais recorrências identificadas nesse tipo de equipamento que podem requerer a manutenção de injetoras.
- Óleo: vazamento do óleo responsável pela lubrificação da peça; o fato dele estar opaco também pode indicar desgaste no funcionamento ou ainda portando quaisquer indícios de contaminação.
- Temperatura: submeter às injetoras às temperaturas excessivas, para além daquilo que é designado como limite que os equipamentos conseguem suportar podem acarretar problemas graves.
- Sons: Sons e ruídos alheios àquele que é predominante durante o bom funcionamento da injetora talvez sejam o principal indicativo de que algo não está funcionando adequadamente com o equipamento.
- Líquidos: qualquer contato direto de água ou quaisquer outros líquidos nocivos, em contato com o óleo lubrificante ou não, já prevê que maiores problemas serão ocasionados em menor ou maior prazo.
COMO REALIZAR MANUTENÇÃO DE INJETORAS ADEQUADAMENTE
É importante ressaltar que, independente de qual seja a falha que indique a manutenção de injetoras, este reparo deve ser direcionado a profissionais qualificados
No mercado atualmente já é possível contar com os serviços da Roscaf, por exemplo, especializada em usinagem e projetos eletromecânicos há mais de 10 anos.
Contar com suporte especializado para fazer a manutenção de injetoras é a melhor alternativa para quem não quer ter maiores complicações ao resolver problemas eventuais nesse tipo de equipamento. Uma intervenção malsucedida realizada por alguém que não seja um especialista na área pode ser acarretar prejuízos.